BRASILNOTÍCIASSAÚDE

Médicos se confundem e operam perna errada de menina de 6 anos, na Paraíba

Uma equipe do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande operou a perna errada de uma menina de seis anos de idade na noite desta quinta-feira (25). A mãe da criança foi quem percebeu o erro. Ela voltou para o centro cirúrgico ainda ontem para operar a perna correta. Os profissionais envolvidos no caso foram afastados pela diretoria da unidade hospitalar.

A menina deu entrada inicialmente no Hospital Universitário de Campina Grande, depois, foi transferida para a unidade que trata de emergências. Ela apresentava um quadro clínico de celulite infecciosa na perna esquerda e precisava passar por uma cirurgia invasiva para colocar pinos no local.

Ela foi levada ao centro cirúrgico e, ao sair, a mãe da criança se desesperou ao perceber que a perna direita é a que tinha sido operada, quando, na verdade, o problema estava na perna esquerda. A criança teve que voltar para o centro cirúrgico para ter a perna correta operada.

Pouco depois do erro ser identificado, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande emitiu uma nota de esclarecimento confirmando o afastamento de toda a equipe e determinando a abertura de uma sindicância para apurar o caso.

O diretor técnico do hospital, o médico Flávio Daniel, explicou que as investigações serão acompanhadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente e pela Comissão de Ética Médica da instituição e que dará a assistência necessária à criança e aos seus familiares até o momento da alta hospitalar.

Uma tia da paciente, Cristina Costa, destacou que a menina já vinha sofrendo com problemas de saúde há pelo menos três meses. Ela chegou a ficar mais de dois meses internada, sentindo dores na perna.

Depois disso, ela passou por uma cirurgia na perna esquerda para a retirada de um trombo. Recebeu alta, mas depois de 15 dias voltou a sentir dores, sendo diagnosticada desta vez com a celulite infecciosa. O problema era na perna esquerda, mas a equipe do hospital acabou operando a direita.

“É DE SE IMAGINAR O QUÃO DE SOFRIMENTO PARA A FAMÍLIA E PARA ESSA CRIANÇA TODA ESSA SITUAÇÃO. UMA SENSAÇÃO DE DESAMPARO TOTAL, UMA SENSAÇÃO DE DESCRÉDITO TOTAL COM O CUIDADO”, DESBAFOU A TIA.

CRISTINA COSTA CRITICOU A NOTA PUBLICADA PELO HOSPITAL E DISSE QUE ISSO É INSUFICIENTE. “FICA UMA GRANDE REFLEXÃO PARA A GENTE. QUE SAÚDE É ESSA QUE NÓS TEMOS? QUE QUALIDADE DE SERVIÇO É ESSE QUE ESTÁ SENDO OFERECIDO PARA A GENTE?”, QUESTIONOU.

A SEGUNDA CIRURGIA DA NOITE, ESSA NA PERNA CORRETA, SÓ ACABOU NA MADRUGADA DESTA SEXTA-FEIRA (26), POR VOLTA DE 1H30. O CONSELHO TUTELAR DE CAMPINA GRANDE DISSE QUE VAI ACOMPANHAR O CASO DE PERTO.

 

 

 

FONTE: G1,26/04/2024

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − 1 =

Botão Voltar ao topo