Os trabalhadores que têm direito ao PIS 2020/2021 poderão receber o benefício por meio da conta Poupança Social Digital da Caixa Econômica Federal.
O valor do abono varia de acordo com o tempo de trabalho, podendo chegar a um salário mínimo (R$ 1.045 em 2020). A pessoa que trabalhou o ano todo recebe um salário mínimo. Quem trabalhou apenas um mês, por exemplo, ganha o valor proporcional a 1/12 do salário mínimo, que hoje equivale a R$ 87,08.
Como funciona o depósito na poupança digital?
Para quem tem conta na Caixa, os depósitos serão feitos em contas existentes. O recurso pode ser movido com o cartão da conta ou pelo internet banking e aplicativo da Caixa.
Nos casos em que o valor do abono salarial não puder ser pago por meio de contas existentes ou poupança digital, o trabalhador poderá sacar com o Cartão do Cidadão e senha pessoal em casas lotéricas, terminais de autoatendimento, nos correspondentes Caixa Aqui e nas agências do banco.
Vale lembrar, no entanto, que o Pasep (destinado a servidores públicos) é pago através do Banco do Brasil.
Calendário do PIS
O pagamento segue o mês de nascimento dos beneficiários do PIS (trabalhadores de empresas privadas) e o número de matrículas no Pasep (servidores públicos).
A Caixa informou que o pagamento do abono para 2019/2020 seguirá o calendário de pagamento do abono salarial para 2020/2021. Em ambos os casos, o valor pode ser sacado até 30 de junho de 2021. Olhe para as datas.
Poupança Social Digital Caixa
A conta foi criada para facilitar o pagamento do auxílio emergencial. No entanto, o governo decidiu ampliar o uso para o recebimento de outros benefícios sociais e previdenciários. De acordo com a Caixa, a mudança trará mais controle sobre o dinheiro aos beneficiários já que não serão mais obrigados a sacar o valor total.
F: *redebrasilnews, 28/12/2020