BRASILNOTÍCIASSAÚDE

Por conta do avanço da gripe aviária, governo federal decreta estado de emergência zoossanitária

Foi publicada na noite desta segunda-feira (22), em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que declara estado de emergência zoossanitária no país pelo período de 180 dias, devido ao aumento no número de casos de influenza aviária.

Conforme informações divulgadas pela CNN Brasil, até o momento foram identificados oito casos no Brasil. Ainda não há registros de casos em humanos, porém a presença do vírus em aves silvestres já foi confirmada em dois estados: Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Essa medida adotada pelo governo federal tem como objetivo ampliar as ferramentas disponíveis para que os órgãos responsáveis possam atuar e controlar a propagação do vírus.

A portaria possibilita ações integradas entre o Ministério da Agricultura e outras pastas do governo. Além disso, autoriza o repasse de recursos e auxílio do governo federal aos estados para implementação de medidas de contenção.

É importante ressaltar que, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Brasil não perde o status de “livre de influenza aviária”, uma vez que os casos não afetaram a produção comercial.

Conforme a publicação, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF-ES) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (SEAPPA-RJ) informaram que já estão adotando os procedimentos técnicos necessários em relação às novas ocorrências.

Essas ações estão sendo realizadas em complemento às medidas de comunicação e vigilância que vêm sendo executadas desde a detecção dos primeiros casos no Espírito Santo, em 15 de maio de 2023.

 

 

 

 

 

Blog do Valente, 23/05/2023

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + seis =

Botão Voltar ao topo