
A Prefeitura de Rio do Pires, município do centro-sul baiano, a cerca de 750 km de Salvador, publicou em seu Diário Oficial um aviso de licitação para a aquisição de combustíveis (gasolina comum, aditivada, óleo diesel comum, S10 e etanol), e derivados de petróleo. O que chama atenção é o valor: o novo certame turbina em R$ 1 milhão a contratação anterior para o mesmo objeto, que ocorreu no início de 2025.
Na edição do Diário Oficial da última segunda-feira (09), a administração municipal publicou o aviso de licitação, agendando a sessão de abertura para o dia 24/02/2026, às 09h:00. Além disso, o documento justifica que os combustíveis e os derivados de petróleo serão utilizados no abastecimento e manutenção de veículos e máquinas para atendimento das necessidades de diversas secretarias do município.

O certame, que ocorrerá pela modalidade Pregão Eletrônico, terá como proposta vencedora aquela que apresentar menor preço global do lote. Ao todo, são 12 lotes:



Ainda de acordo com o documento, os produtos objeto da contratação são caracterizados como comuns, conforme justificativa constante do Estudo Técnico Preliminar e o prazo do contrato será de 12 (doze) meses, a partir da sua assinatura, podendo ser prorrogável por igual período.
Há exato um ano foi realizado um pregão idêntico que também previa a aquisição dos mesmos produtos e insumos: combustíveis (gasolina comum, aditivada, óleo diesel comum, S-10 e etanol), e derivados de petróleo, para o abastecimento e manutenção dos veículos e máquinas, objetivando atender as necessidades de diversas secretarias do município.


O BNews procurou a Prefeitura de Rio do Pires para esclarecimentos, sobretudo entender o motivo do aumento expressivo do valor em apenas 12 meses, mas não obteve retorno até o fechamento. O espaço segue aberto para manifestação.
Fonte: por Lucas Pacheco/Bnews,
Publicado em 19/02/2026, às 08h00



