O inquérito da Polícia Federal (PF) que apura suspeitas de desvios na compra de respiradores durante a pandemia da Covid-19, na gestão do ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), deverá ser retomado por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão foi assinada pelo ministro Og Fernandes.
A informação foi divulgada pelo jornal Estadão nesta sexta-feira (30). Conforme a determinação, a Polícia Federal terá o prazo de 90 dias para realizar novas diligências e apresentar informações atualizadas sobre o andamento das investigações.
O caso envolve a aquisição de respiradores durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19. Em agosto do ano passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou a existência de indícios de crime e solicitou a reabertura das apurações, que haviam sido interrompidas anteriormente.
À época, o processo tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF) em razão do foro por prerrogativa de função de Rui Costa, que passou a ocupar o cargo de ministro de Estado. No entanto, o relator do caso no STF, ministro Flávio Dino, decidiu devolver a investigação ao STJ, entendendo que o prosseguimento deveria ocorrer naquela instância.
Fonte: Por Ana Almeida /Blog do Valente,



