BRASILNOTÍCIASPOLÍTICA

STF mantém afastamento de Ibaneis Rocha e prisão de Anderson Torres

O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta quarta-feira, 11, para manter as decisões de Alexandre de Moraes sobre o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB) do governo do Distrito Federal e a prisão do ex-ministro Anderson Torres, ex-secretário do DF.

Os ministros confirmaram ainda a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do DF, Fábio Augusto Vieira, responsável pela corporação no domingo, 8, quando criminosos radicais invadiram e depredaram a sede do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal em Brasília.

A votação foi aberta às 00h, vai até as 23h59 desta quarta-feira e ocorre em plenário virtual, quando os ministros não apresentam justificativas, apenas votam.

“Absolutamente nada justifica e existência de acampamentos cheios de terroristas, patrocinados por diversos financiadores e com a complacência de autoridades civis e militares em total subversão ao necessário respeito à Constituição Federal”, disse Moraes.

O ministro afirmou ainda que Ibaneis “não só deu declarações públicas defendendo uma falsa ‘livre manifestação política em Brasília’ como também ignorou todos os apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança semelhante aos realizados nos últimos dois anos em 7 de setembro”.

O voto de Moraes foi seguido pelos ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso.

Atarde, 11/01/2023
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + dezesseis =

Botão Voltar ao topo