
Quatorze candidatos a cargos públicos nas eleições deste ano, alvos de mandados de prisão em investigações criminais, concorrem em estados diferentes de onde essas ordens de prisão foram emitidas. A informação e levantamento são do g1.
Os postulantes, segundo a reportagem, apareciam no sistema de divulgação de candidaturas do TSE (Divulgacand) como aptos a disputar as eleições até a última quarta-feira, 18, e, ao mesmo tempo, constavam no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) como alvos de ordens de detenção pendentes de cumprimento.
No entanto, as candidaturas estão dentro da lei. Isso porque a legislação brasileira permite que candidatos procurados concorram às eleições desde que não tenham condenação definitiva ou estabelecida por um conjunto de juízes.
Eleições 2024
No pleito deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios. O TSE contabiliza 5.569 vagas para prefeituras, mais 5.569 vagas para vice-prefeituras, além de 58.444 vagas de vereadores nas câmara municipais, que representam o Poder Legislativo das cidades.
O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. Por se tratar de eleições municipais, os eleitores que estão no exterior não estão obrigados a votar.
Atarde, 21/09/2024



