
Uma média de 37% das bebidas vendidas no Brasil são falsas, adulteradas ou contrabandeadas, conforme aponta levantamento realizado pela Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares de SP (Fhoresp). A pesquisa analisou principalmente vinhos e destilados e o resultado mostrou que uma em cada cinco garrafas de vodca vendidas no país é falsificada.
De acordo com informações do portal Uol, o setor de bebidas alcoólicas falsificadas teve um prejuízo de R$ 85,2 bilhões em 2024. “Se não houver mudanças substanciais na fiscalização e/ou redução da carga tributária, a tendência para 2025 é de manutenção do volume de vendas ilícitas, especialmente se persistirem dificuldades econômicas ou alta tributação”, apontou a pesquisa.
Ao todo, 22 casos de intoxicação por metanol foram identificados nesta quarta-feira (1°), com sete sendo confirmadas e 15 que estão em investigação. Ainda, cinco casos resultaram em morte, sendo uma com relação direta com a ingestão de bebidas alcoólicas e as outras quatro estão sendo investigadas. Todos os casos deram positivo para metanol.
Fonte: BNews, 02/10/2025



