
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) deflagrou, nesta terça-feira (18), a operação Penalidade Máxima II, que investiga suspeita de manipulação de resultados em jogos de futebol, inclusive da Série A do Brasileirão. Atletas cooptados receberiam de R$ 50 mil a R$ 100 mil para cumprirem determinadas ações durante o jogo, como levar cartão ou cometer um pênalti.
Entre os investigados, está Victor Ramos, revelado pelo Vitória e hoje na Chapecoense. Além dele, são alvos da operação, segundo o site ge: o zagueiro Kevin Lomónaco, do Red Bull Bragantino; o lateral-esquerdo Igor Cariús, do Sport; e o meia Gabriel Tota, ex-Juventude e atualmente no Ypiranga-RS. Há outros nomes, mas que não foram revelados pelo MP.
Dentre os investigados que tiveram os nomes revelados, o zagueiro Victor Ramos é o mais conhecido do futebol baiano. O jogador é cria da base do Vitória, e acumulou quatro passagens pela Toca do Leão em sua carreira. A mais recente, em 2019. Ao todo, ele disputou 172 jogos com a camisa rubro-negra, e marcou 10 gols.
O zagueiro também já atuou por clubes como Vasco e Palmeiras, além do Standard Liège, da Bélgica, e no Monterrey, do México. Atualmente, Victor Ramos está em sua terceira passagem pela Chapecoense. Ele já havia jogado no clube de Chapecó anteriormente em 2017 e 2022. No início de 2023, defendeu a Portuguesa, de São Paulo, antes de rescindir o contrato e fechar com o Verdão do Oeste.
O Internacional entrou com um pedido no STJD como terceiro interessado, requerendo a reabertura de um processo iniciado pelo Bahia, ainda na final do Campeonato Baiano. O STJD, porém, decidiu manter o processo arquivado. O clube gaúcho ainda tentou recorrer ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte, na Suíça), mas sem sucesso.
Victor Ramos também ficou conhecido pelo relacionamento com a modelo Nicole Bahls, entre 2011 e 2012. Na época, o zagueiro aparecia com frequência em sites de fofoca, circulando com a ex-Panicat em festas na noite carioca. Ele jogava pelo Vasco naquela altura. O namoro entre os dois terminou após rumores de traição por parte do jogador.
“Dei uma ajuda para o meu pai na campanha, pedi até folga para o Vitória. Nunca tinha passado por uma eleição no interior. O pessoal é bravo, na política lá o bicho pega (risos)! Graças a Deus, deu tudo certo para ele, e eu pude dar minha parcela de contribuição. Sempre faço um jogo beneficente lá para ajudar a população, tenho muito carinho pode Rodelas”, disse.
Igor Cariús
Igor Cariús tem 29 anos e, atualmente, defende o Sport. Natural de Cariús, no interior do Ceará, o lateral-esquerdo começou a carreira no Iguatu e passou por clubes menos expressivos no início, até chegar ao CRB em 2019.
Na temporada passada, ele atuou pelo Cuiabá em 32 partidas, entre campeonato estadual, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Neste ano, Igor Cariús disputou 23 jogos pelo Sport, com um gol marcado e seis assistências.
O jogador teve a carteira nacional de habilitação (CNH), celular e notebook apreendidos no mandado de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Goiás nesta manhã de terça-feira (18), cumprido através do Ministério Público de Pernambuco.
Gabriel Tota
Gabriel Tota é natural de Santa Fé do Sul, interior de São Paulo, tem 21 anos e foi anunciado recentemente pelo Ypiranga-RS. Na temporada passada, o meia disputou 13 jogos pelo time principal do Juventude, entre Série A e Campeonato Gaúcho. Ele também atuou em partidas do Brasileirão de Aspirantes e Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Pouco aproveitado pelo clube, foi emprestado ao Ypiranga, de Erechim, na semana passada. Gabriel também tem passagens pelo Novorizontino, Rio Preto e Mirassol.
Kevin Lomónaco
Kevin Lomónaco tem 21 anos e é nascido na Argentina. Revelado pelo Lanús, o zagueiro atua no futebol brasileiro desde o ano passado, quando chegou ao Red Bull Bragantino. Ao todo, fez 20 partidas pelo Massa Bruta, sendo apenas três na temporada atual.
O defensor é tratado como promessa do futebol argentino, tendo disputado o Sul-Americano e Mundial sub-17 pela seleção Albiceleste em 2019. Na carreira, há também passagem pelo Platense-ARG, por empréstimo, em 2020.
Segundo o site G1, equipes do Batalhão de Choque da PM e do Gaeco estiveram no condomínio do jogador, em Bragança Paulista, por volta das 6h desta terça-feira (18) e fizeram uma revista na casa e também no carro do atleta.