
O então deputado federal por Roraima, Jhonatan de Jesus, hoje ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), e o pai dele, o senador Mecias de Jesus (Republicanos), destinaram R$ 13 milhões em emendas parlamentares para a construção de 300 casas populares em Iracema (RR). Mais de um ano depois, apenas uma unidade foi erguida e já está abandonada, segundo reportagem do Estadão.
De acordo com a publicação, a promessa era entregar o conjunto habitacional até o fim de 2024. Somente uma casa foi construída e ela está vazia e já apresenta sinais de abandono. As outras 299 nunca saíram do papel. O terreno virou matagal.
O projeto também serviria como bandeira política para o então prefeito Jairo Ribeiro (Republicanos), aliado da família. Ele chegou a anunciar que “o sonho de Iracema se tornou realidade” ao inaugurar a casa modelo. Hoje, Ribeiro é investigado pela Polícia Federal (PF) por fraudes eleitorais e desvio de recursos.
- Jhonatan de Jesus: disse que não houve irregularidade. “A indicação de emendas não se confunde com a execução dos recursos”, afirmou.
- Mecias de Jesus: declarou que “o parlamentar destina; o município executa e presta contas”.
- Prefeitura de Iracema: informou que o dinheiro foi usado na elaboração de projetos técnicos, como arquitetura e engenharia, e que os recursos foram aplicados “regularmente”.
Outros problemas
Além das casas, Jhonatan já indicou R$ 42 milhões em emendas para obras em Roraima. Muitas ficaram inacabadas ou sem prestação de contas. Em Iracema, até uma unidade básica de saúde está fechada e sem atendimento.
Enquanto isso, Jhonatan atua no TCU como relator do caso que envolve o Banco Master, investigado por fraudes financeiras. O dono da instituição, Daniel Vorcaro, chegou a ser preso e hoje usa tornozeleira eletrônica.
Fonte: por Redação Bnews,
Publicado em 13/01/2026, às 06h33 – Atualizado às 08h04



