NOTÍCIASPOLÍTICASALVADOR

Militantes do PT de Salvador protocolam recurso contra candidatura de Geraldo Júnior

Três filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) em Salvador, Rodrigo Pereira, Maria Maranhão e Cristiano José Rocha Cabral, protocolaram junto ao Diretório Nacional do PT um requerimento acompanhado de pedido de medida cautelar contra a pré-candidatura de Geraldo Júnior (MDB) na capital.

A polêmica teve início quando, em uma reunião realizada no primeiro semestre de 2023, o Diretório Municipal do PT em Salvador aprovou a apresentação de uma candidatura própria à prefeitura nas Eleições de 2024. Dois pré-candidatos, Rodrigo Pereira e Robinson Almeida, se inscreveram para concorrer.

“O recurso foi feito, pois os trâmites internos não foram garantidos. A política é bastante dinâmica, cenário é construído e desconstruído. Nossa disputa é interna. Estamos reivindicando que as regras estabelecidas pelo estatuto e pela direção Nacional do PT, sejam executadas”, declarou Pereira, que foi candidato a prefeito pelo PCO em 2020, ao BNews.

A Executiva Municipal, em nota pública, justificou o apoio a Geraldo Júnior alegando compromissos com lideranças externas, como o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner e o ministro Rui Costa. Os filiados, no entanto, argumentam que essa atitude fere a democracia partidária e desrespeita as normas estabelecidas pelo Diretório Nacional.

Os requerentes destacam que, conforme a Resolução aprovada em setembro de 2023, qualquer proposta de apoio a candidaturas de outros partidos deve obedecer à política de alianças definida pelo Diretório Nacional do PT. Além disso, o prazo para a homologação dessas propostas era até 30 de novembro de 2023.

O requerimento foi protocolado em 17 de janeiro de 2024, e os filiados aguardam uma resposta do Diretório Nacional do PT. Procurados pelo BNews, os diretórios do PT em Salvador e do PT na Bahia ainda não se pronunciaram sobre o caso.

 

 

 

 

BNews, 19/01/2024

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − cinco =

Botão Voltar ao topo