
Café da manhã e brinde com espumante no pouso faziam parte da programação do passeio do balão que pegou fogo no ar e caiu, no sábado, 21, no município de Praia Grande, no sul de Santa Catarina. O investimento para fazer voo de balão é de R$ 550,00 à vista, podendo ser em dinheiro ou transferência pix, segundo detalhes divulgados pela empresa Sobrevoar.
O passeio tem início, por volta das 5h30, com o nascer do sol e tem duração de cerca de 45 minutos. Um café da manhã é servido aos clientes antes deles irem para o campo de decolagem. Ao pousarem, os participantes são convidados a brindar com espumante e a tirar fotos perto do cesto.
O Voo
De acordo com a Sobrevoar, os voos podem ultrapassar 1000 metros de altura. “Há voos que chegamos a 800 metros de altitude, outros passamos de 1000”, diz a empresa.
O acidente
Conforme com relatos do piloto, o incêndio foi ocasionado por uma chama no interior da cesta do balão provocada pelo maçarico auxiliar, equipamento utilizado para iniciar a chama do balão principal.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, na hora do acidente, 21 pessoas estavam dentro do balão, 13 delas sobreviveram e outras oito morreram. As vítimas foram identificadas como sendo Andrei Gabriel de Melo; Everaldo da Rocha; Fabio Luiz Izycki; Janaina Moreira Soares da Rocha; Juliane Jacinta Sawicki; Leandro Luzzi; Leane Elizabeth Herrmann e Leise Herrmann Parizotto. O sepultamento deles acontecem neste domingo, 22.
Nenhum corre risco de morte, segundo Ian Triska, capitão do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. “Algumas ainda estão hospitalizadas e outras até já receberam alta”, afirmou ele.
A investigação
Cinco testemunhas que estavam no balão, além do piloto, que era o responsável pelo voo, já foram ouvidas, conforme revelou o delegado responsável pelas investigações. Conforme relatos iniciais, o balão apresentou um problema já no ar, após a decolagem.



