
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) da Bahia realizou a Operação São João, com foco na intensificação da segurança em unidades prisionais da capital e de quatro municípios do interior do estado.
Em Salvador, o Complexo Penitenciário recebeu o reforço tático do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), com realização de rondas preventivas, revistas, ações de combate a arremessos de materiais ilícitos e prevenção a tentativas de fuga.
A operação conta com o envolvimento de 116 policiais penais, atuando nas cidades de Jequié, Irecê, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus e na própria capital baiana. Durante os festejos juninos, os agentes também estarão posicionados em três postos operacionais em Salvador: no Parque de Exposições, em Paripe*e no Pelourinho.
Coordenada pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP), a Operação São João reúne policiais penais ordinários e equipes do GEOP, com o objetivo de garantir a ordem e a segurança nas unidades prisionais e nos entornos estratégicos durante o período festivo.
Tribana da Bahia, 19/06/2025



