Tradição polêmica: jovens jogam balde d’água e usam até chicote para tentar ficar com mulheres

Uma tradição para lá de polêmica, na Eslováquia, divide os habitantes e quem assiste à cena nas ruas do país. Toda segunda-feira depois da Páscoa, os homens jovens interessados em alguma mulher vão até a casa dela e, se ela atende a porta (como um sinal de aceitação), recebe um banho com um balde d’água.
O costume é mais comum em cidades do interior do país, como na localidade de Rabca, quase na fronteira com a Polônia, onde a tradição também é registrada, assim como na República Tcheca e Hungria.
Depois de molhar as mulheres em que estão interessados, também pode acontecer um segundo passo da tradição: os homens usam um chicote, feito de galhos finos, para tocar nas meninas. Aparentemente, de forma sutil e sem força.
Os costumes têm o objetivo de, além da aproximação do casal, simbolizar juventude e força para a primavera
Tem mais: as mulheres que aceitam abrir a porta para os homens e são encharcadas com a água devem oferecer recompensa. Quase sempre, elas dão ovos cozidos tingidos a eles, além de amarrar uma fita em volta do chicote e convidá-los a comer e tomar uma dose de vodca.
Quase sempre, os homens vão à casa das meninas de quem gostam ou têm uma queda
um senhor carrega um chicote que faz parte da tradição na Eslováquia. Normalmente, os homens adoram, e as mulheres detestam a Páscoa no país.
R7, 10/04/2023



