NOTÍCIASPOLÍCIASALVADOR

Val Bandeira e mais 8 líderes de facções criminosas são presos em Salvador

Josevaldo Bandeira, conhecido como ‘Val Bandeira’, juntamente com outros oito líderes de facções criminosas de Salvador, foi preso durante a Operação Muralha. A ação foi conduzida de forma integrada pelas forças de segurança pública da Bahia na manhã desta quarta-feira (14) em Salvador.

As ações ocorreram nos bairros do Lobato, Pirajá, Rio Sena, Nordeste de Amaralina e no Presídio Federal de Porto Velho, onde Val Bandeira teve o mandado de prisão preventiva cumprido. Val é o líder da facção Comando Vermelho (CV), na capital baiana, a organização criminosa surgiu no Rio de Janeiro (RJ).

Ao todo, foram mais de oito envolvidos com ataques violentos, incêndios de veículos, tráfico, pichações e vandalismo. Após entrar em confronto com o Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Nelson Luiz Nascimento, vulgo “Pitico”, foi ferido, encaminhando para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. A morte ocorreu no dia 2 de maio, no bairro do Rio Sena, na capital baiana.
Em entrevista ao Bnews, Paulo Maltes, chefe do Gabinete de Polícia Técnica, revelou que a operação integrada “é fundamental contribuindo para o sucesso da atuação interestadual”.

“A Polícia Técnica esteve presente na Operação Muralha, atuando de forma integrada com uma equipe multidisciplinar. Alguns suspeitos também foram localizados em outras unidades da federação, resultado de um esforço conjunto das forças. A operação foi bem-sucedida e identificou ações comandadas por alguns detentos”, contou a reportagem.

Foram recolhidos aparelhos celulares que servirão como base para a extração, análise e coleta de informações relevantes para as investigações. Esses dados certamente auxiliarão em outras fases da operação, que visam alcançar outros indivíduos que participaram diretamente da ação criminosa”, disse.

Durante a operação, foram apreendidas três armas de fogo, uma faca, munições de diversos calibres, carregadores, roupa camuflada, radiocomunicadores e porções de drogas.

A Operação Muralha é uma ação integrada das forças de segurança pública, envolvendo a Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou constatações de entorpecentes, exames de lesões e confrontos de impressões digitais. Também participaram a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/Bahia), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e grupamentos da Polícia Militar.

 

 

 

 

 

BNews, 14/05/2025

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =

Botão Voltar ao topo