
A cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, amanheceu em luto neste domingo (9) após o assassinato do vereador Gleiber Júnior (Avante) e de seu assessor, identificado como Diego Castro Reis, 23 anos. Os dois foram encontrados mortos no sítio da família do político, durante a madrugada, segundo informações confirmadas pela Polícia Militar.

“Ao chegarem, os militares constataram o fato e o DPT foi acionado para a realização de perícia e remoção do corpo. As circunstâncias do ocorrido serão investigadas pela Polícia Civil”, informou a corporação.
A notícia causou grande comoção entre os moradores e colegas do vereador, que era considerado uma figura ativa da política local. Gleiber Júnior tinha 36 anos, nasceu em 15 de julho de 1988, e exercia mandato na Câmara de Vereadores de Santo Amaro, onde integrava a Comissão de Obras, Serviços Públicos e Transportes.

Assessor Diego Castro Reis também foi morto Crédito: Reprodução
Promessa política e planos para o futuro
Gleiber Júnior foi reeleito vereador nas eleições de 2024, com cerca de 956 votos, garantindo um novo mandato para o período 2025–2028. O político também se preparava para disputar uma vaga de deputado federal nas próximas eleições, tendo divulgado sua pré-candidatura.
A Câmara de Vereadores de Santo Amaro divulgou nota oficial lamentando profundamente o falecimento do colega. “Gleiber Júnior exerceu seu mandato com dedicação, compromisso e zelo pelo povo santoamarense, deixando um legado de trabalho, respeito e amor por nossa cidade”, diz o texto.
A Câmara também prestou solidariedade pela morte do assessor Diego Castro Reis, que trabalhava na Casa. “Diego dedicou-se com responsabilidade, ética e compromisso ao trabalho desempenhado. Neste momento de dor, a Câmara de Vereadores se solidariza com os familiares, amigos e colegas de trabalho, expressando sinceros sentimentos de pesar e gratidão por sua trajetória e convivência”, afirma a nota.
O Legislativo municipal também decretou três dias de luto oficial em homenagem ao vereador e ao assessor.
Políticos baianos também manifestaram pesar. O ex-prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro (PDT), prestou homenagem nas redes sociais e destacou a amizade e a parceria com o colega.
“Acabo de receber com profunda tristeza a notícia do falecimento do vereador Gleiber Jr, da cidade de Santo Amaro. Neste momento de dor, peço a Deus que conforte o coração dos familiares, amigos e de todos que conviviam com ele. Que sua trajetória e dedicação à vida pública sirvam de exemplo e inspiração para todos nós”, escreveu.
Investigação
Até o momento, não há informações sobre a autoria nem sobre a motivação do crime. A Polícia Civil investiga o caso. Em nota, a corporação informou que a investigação será conduzida pela Delegacia de Santo Amaro. “De acordo com as informações preliminares, as vítimas foram mortas em circunstâncias ainda a serem esclarecidas. Representantes das forças de segurança, incluindo as polícias Militar, Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT), estiveram no local para realização dos procedimentos iniciais”, diz a polícia em nota.
O corpo de Gleiber Júnior deve ser velado em Santo Amaro, mas ainda não há detalhes sobre o horário e o local do velório.
Fonte: Correio da Bahia, 09/11/2025



