
Não foi nada amistoso o encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodimir Zelensky. Acompanhados do vice-presidente estadunidens, JD Vance, eles receberam a imprensa para ume entrevista ao vivo, marcada por troca de farpas e animosidade.
O encontro finha a finalidade de selar o acordo de exploração de terras ricas em minerais raros na Ucrânia, cuja exploração teria o lucro revertido aos EUA em troca de segurança americana contra a Rússia.
Trump defendeu um cessar-fogo e sugeriu que Zelensky não estaria em condições de impor nenhuma condição. O mandatário ucraniano sugeriu que Trump estaria sendo menos duro com Vladimir Putin, presidente russo, o que irritou o estadunidense.
“Seu povo é muito corajoso, mas ou vocês fazem um acordo ou estamos fora. E se estivermos fora, vocês terão que lutar sozinhos”, disse Trump na Casa Branca, em tom de ultimato. JD Vance afirmando que a Ucrânia tem dificuldade para recrutar novos soldados, o que gerou indignação em Zelensky, que questionou a diplomacia americana.
Atarde, 28/02/2025



