BRASILDESTAQUEPOLÍCIA

Traficante que expulsou 2 mil moradores de distrito nordestino é solto pela Justiça

O juiz considerou insuficientes as provas contra o traficante

Uma decisão da Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) permitiu a soltura de José Witals da Silva Nazário, conhecido como Playboy, responsável por comandar a expulsão de aproximadamente 2 mil moradores do distrito de Uiraponga, em Morada Nova, no interior do estado. As informações são da coluna Andreza Matais, do Metrópoles.

Após ter sido absolvido em 2024 das acusações de integrar organização criminosa, porte ilegal de arma, corrupção de menores e outros crimes, Playboy retomou o controle de uma facção local e intensificou a disputa com seu antigo aliado, Gilberto de Oliveira Cazuza, o Mingau. Na tentativa de derrotar o grupo rival, ele ordenou que os moradores deixassem suas casas, transformando Uiraponga em uma verdadeira “cidade fantasma”.

As investigações apontam que a intenção de Playboy era impedir que integrantes do grupo adversário se escondessem na região. A maioria das famílias deixou o local às pressas e hoje apenas cinco permanecem no local. Uma escola, um posto de saúde e uma igreja também foram fechados.

À época da denúncia, o Ministério Público do Ceará (MP-CE) apontava Playboy como integrante dos Guardiões do Estado (GDE), grupo envolvido em ataques e execuções ligados ao tráfico de drogas. No entanto, o juiz do caso entendeu que não havia provas suficientes para comprovar participação estável dele na facção e, por isso, foi absolvido.

“O conjunto de provas não demonstra que os réus se associaram de forma estável para a prática de crimes”, diz um trecho da decisão.

 

 

 

 

 

 

Fonte: por Redação BNews,

redacao@bnews.com.br

Publicado em 10/11/2025, às 07h06

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 4 =

Botão Voltar ao topo