DESTAQUEMUNDOPOLÍTICA

Cuba diz estar disposta a se defender ‘até última gota de sangue’

“Ninguém dita o que fazemos”, respondeu o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, neste domingo (11) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que instou a ilha a chegar a “um acordo antes que seja tarde demais”.

“Cuba é uma nação livre, independente e soberana. Ninguém dita o que fazemos”, declarou Díaz-Canel no X, após enfatizar que a ilha “está se preparando” e “está disposta a defender a pátria até a última gota de sangue”.

“NÃO HAVERÁ MAIS PETRÓLEO NEM DINHEIRO INDO PARA CUBA – ZERO!”, disse Trump em sua plataforma Truth Social. “Sugiro fortemente que eles façam um acordo, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.”

A operação militar noturna em Caracas resultou na morte de dezenas de membros das forças de segurança venezuelanas e cubanas.

Em sua própria publicação logo em seguida, Trump disse que “Cuba viveu, por muitos anos, de grandes quantidades de PETRÓLEO E DINHEIRO da Venezuela. Em troca, Cuba forneceu ‘Serviços de Segurança’ aos dois últimos ditadores venezuelanos, MAS NÃO MAIS!”.

Sob embargo dos Estados Unidos, Havana tem dependido cada vez mais do petróleo venezuelano fornecido como parte de um acordo firmado com Hugo Chávez, antecessor de Maduro.

 

 

 

 

 

 

Fonte: ISTOÉ, 11/01/2026

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 4 =

Botão Voltar ao topo