
Em um período de pandemia, talvez se esperasse que as celebrações no dia de Santa Luzia, protetora da visão, fossem mais tímidas, mas o coronavírus não foi suficiente para abalar a fé dos seus devotos. De máscara, os cristãos enfrentaram fila e se aglomeraram na porta da igreja para terem a oportunidade de reverenciar a santa, neste domingo (13). O dia 13 de dezembro é dedicado a ela, sendo uma das festas mais tradicionais da cidade.
Conhecida como a protetora da visão e a padroeira dos oftalmologistas, Santa Luzia está sendo homenageada ao longo de todo o dia de hoje (13) pelos devotos na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no bairro do Comércio. As próximas missas serão ás 15h, 17h e 19h, mas, antes, por volta das 12h, haverá uma carreata que vai levar a imagem da protetora para percorrer as principais ruas do Comércio e do Subúrbio.
Mais cedo, houve celebração às 6h e às 8h, e entre os dias 10 e 12, a Igreja realizou o tríduo, com cerimônias às 9h e às 18h. Durante todo o dia, a imagem de Santa Luzia fica exposta no adro da igreja, para veneração pública dos fiéis. Os festejos serão encerrados somente amanhã (14), quando às 9h será celebrada a missa por todos os devotos de Santa Luzia já falecidos.
De acordo com o pároco, padre Renato Minho, ao olhar para a santa é possível ver uma jovem mártir da fé e da resistência.
“Santa Luzia nos ajuda a combater o mal, a manter a fé em Jesus, e a fazer essa experiência do céu. Mesmo em tempos de pandemia, em tempos de crises, a nossa fé é uma fé que resiste, é uma fé libertadora em Cristo Jesus, e é por Ele que nós estamos fazendo tudo para a santificação das pessoas. Que a devoção à Santa Luzia possa estimular a nós todos a combater o mal e tudo aquilo que retira a vida”, afirmou.
Fonte: Correio/BA, 13/12/2020