BAHIANOTÍCIASPOLÍCIA

Entenda a operação que prendeu prefeitos e encontrou R$ 3,2 milhões na Bahia

A sexta-feira (27) começou com o cumprimento de mandados judiciais na Bahia. A Polícia Federal deflagrou uma nova fase da Operação Overclean, que investiga um esquema milionário de desvio de emendas parlamentares no estado. Desta vez, o cerco se fechou contra figuras conhecidas da política baiana: dois prefeitos foram afastados dos cargos e presos, além de um ex-gestor municipal. Entre os alvos, estão: Humberto Raimundo, popularmente conhecido como Beto (PT), prefeito de Ibipitanga; Alan França (PSB), prefeito de Boquira. Além deles, está Marcel Carneiro (PT), que comandou o Executivo de Paratinga por dois mandatos consecutivos, de 2017 até o início de 2024.

Marcel Carneiro, que é pré-candidato a deputado estadual, é considerado um nome competitivo no PT para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no próximo ano. Em 2024, ele elegeu o seu sucessor na cidade, Tom Santana (PT), e foi nomeado em maio deste ano no quadro da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do governo do estado, cujo titular é Adolpho Loyola, nome influente no partido. Não há registro da exoneração dele no Diário Oficial.

Nas suas redes sociais, o ex-prefeito já publicou várias fotos acompanhando o governador Jerônimo Rodrigues em viagens, além de registros ao lado de caciques do PT, como o senador Jaques Wagner e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Nesta sexta-feira, Jerônimo falou sobre a prisão dos aliados: “Os três têm relação com a gente. Eu vou esperar a apuração dos fatos. Não tenho costume de soltar a mão daqueles que caminharam comigo. É preciso, neste momento, poder aguardar o que a Justiça vai apresentar, dar o direito de eles responderem e terem o advogado”, declarou.

Nova fase

Deflagrada com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal, a nova fase da Overclean mobilizou agentes da PF para o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento de servidores públicos nas cidades de Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. Os mandados foram autorizados pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os prefeitos do PT e do PSB foram afastados cautelarmente dos cargos por ordem do STF. Eles, inclusive, foram presos em flagrante pelos agentes federais por porte ilegal de arma de fogo. Durante o cumprimento dos mandados nas casas dos gestores, foram apreendidas com eles uma escopeta e um revólver, além de uma carga de munição.

As investigações apontam que, entre 2021 e 2024, os prefeitos atuaram em conluio com empresários para desviar recursos públicos por meio de fraudes em processos licitatórios, superfaturamento de contratos e pagamento de propina, usando emendas parlamentares como principal fonte de verba. Os crimes sob apuração da Polícia Federal incluem corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, fraude em licitações e participação em organização criminosa.

Embora citado, Félix não foi alvo dos mandados de busca e de afastamento nesta sexta-feira, mas passou a ser formalmente investigado. Kassio Nunes, inclusive, determinou a quebra do sigilo telefônico do parlamentar e de outros envolvidos.

Outro lado

Em nota enviada ao O Globo, a defesa de Marcel Carneiro afirmou que a medida cautelar foi “recebida com absoluta tranquilidade e atendida de forma espontânea, sem qualquer resistência ou oposição”. Disse ainda que está à disposição das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos.

Por meio de nota, Félix Mendonça Júnior negou que ele ou quaisquer assessores do seu gabinete tenham cometido irregularidades. Segundo ele, as emendas parlamentares são destinadas aos municípios para aplicação “de forma lícita, com obtenção de ganho exclusivamente político”.

 

 

  • Foto do(a) author(a) Pombo Correio
  • Fonte: Por Pombo Correio/Correio da Bahia,

Publicado em 28 de junho de 2025 às 05:00

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

Botão Voltar ao topo