BRASILDESTAQUEECONOMIA

Foco de gripe aviária em granja no Brasil suspende exportações para a China e UE

Nesta sexta-feira, 16, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), confirmou o primeiro foco de gripe aviaria em granja comercial no Brasil. Em decorrência, segundo o ministro da pasta, Carlos Fávaro, a China e a União Europeia suspenderam a importação de frango de todo o Brasil.

“A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne do frango brasileiro. Diferente de outros países que já mudaram o protocolo e a limitação se restringe no momento ao Rio Grande do Sul e posteriormente apenas ao município”, disse Favaro. 

“Outros países que já mudaram o protocolo ficam restritos ao estado do Rio Grande do Sul momentaneamente e depois somente o município de Montenegro, que é onde tem o foco, até que volte à normalidade. O processo deve durar entre 28 e 60 dias e aí com eficiência, com transparência, o Brasil deve voltar à normalidade em todo o país”, disse o ministro.

Ele observou que apesar de o status de emergência pela China durar 60 dias, acredita que o Brasil poderá voltar a exportar aos chineses antes desse prazo, caso não seja registrado outro foco e o trabalho de isolamento do problema seja feito adequadamente.

A suspensão automática e da forma de autoembargo também está prevista no protocolo de exportação de frango acordado entre o Brasil e a União Europeia. O Brasil, segundo o ministro, negocia a regionalização do protocolo com o bloco europeu, pleiteando que as exportações sejam restritas apenas à região do foco detectado, em um raio de 10 quilômetros, ou ao Estado.

O que preocupa?

Em entrevista a IstoÉ Dinheiro Rural, a mestra em Biociência Animal e professora de Medicina Veterinária da Una, Gisele da Fonseca Ventura, explicou que é fundamental cuidar para não seguir o roteiro norte-americano, onde uma crise foi estabelecida devido a gripe aviária.

Granja de galinhas (Crédito: Envato)

Sobre o tempo necessário para o controle do vírus, ela explica que são necessários 21 dias seguidos de desinfecção no abatedouro, que deve ocasionar a interdição do local, não permitindo a entrada de nenhuma ave para o abate. “Isto também se aplica para granjas contaminadas, para que seja garantido a eliminação do vírus.”

Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo

O Brasil é atualmente o maior exportador mundial de carne de frango. Em 2024, o país vendeu 10 bilhões de dólares (R$ 56 bilhões) em produtos avícolas, equivalente a 35% do comércio global.

“A China sendo nosso grande consumidor e fechando essas portas pode também influenciar outros mercados , sendo um golpe grande para economia do país. Mesmo sendo uma medida que interrompe a venda por 60 dias é um ponto de atenção importante pois revela certa deficiência sobre a manutenção de planos de contingência e sanidade”, explica Ventura.

“Medidas já estão sendo tomadas”

Em nota, o MAPA disse que já está tomando as medidas necessárias para conter e erradicar o foco, além de realizar a comunicação oficial à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos parceiros comerciais do Brasil e outros.

“As medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e visam não somente debelar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população”, explicou o comunicado.

A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou de ovos, afirmou o ministério, observando que o risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) ressaltam que a situação é pontual e que todas as medidas necessárias para o contingenciamento da situação foram rapidamente adotadas, e a situação está sob controle e monitoramento dos órgãos governamentais.

 

 

 

 

 

Fonte: ISTOÉ, 16/05/2025

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − oito =

Botão Voltar ao topo