BRASILESPORTENOTÍCIAS

Candidato único, Ednaldo Rodrigues deve presidir CBF até 2023 com saída de Rogério Caboclo

Ex-presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues deve ser o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol. No momento, ele preside a entidade de maneira interina, mas deve ser o único candidato na eleição, na qual só os vice-presidentes podem se candidatar.

A cúpula da CBF pretende realizar uma nova eleição ainda em março. Na última semana foi confirmada a saída de Rogério Caboclo, que estava afastado do cargo há meses por denúncia de assédio sexual a funcionária da entidade. Na quinta-feira passada, 24, a Assembleia Geral prorrogou por mais 20 meses o afastamento de Rogério Caboclo. A nova punição se junta à anterior e ultrapassa a data do fim do mandato dele.

Com isso, internamente há um desenho para conduzir Ednaldo como candidato único. Se eleito, ele o ficaria no cargo até abril 2023, quando chega ao fim o mandato de Rogério Caboclo.

As regras gerais da nova eleição foram definidas na segunda-feira, 7, e manteve a atual conjuntura do colégio eleitoral da CBF, que era alvo de uma ação cível desde 2017. Os votos das federações estaduais tem peso 3, os votos dos clubes da Série A tem peso 2 e os votos dos clubes da Série B contam como peso 1. Logo, se as 27 federações votassem no mesmo candidato, elas teriam 81 votos, e se os clubes se unissem, somariam 60 votos.

Na última quinta-feira, 3, O juiz Mário Cunha Olinto Filho, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), homologou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O termo suspende a ação do MPRJ até o cumprimento dos compromissos firmados. A penalidade no caso de descumprimento das obrigações é multa de R$ 1 milhão por infração.

Fonte: Atarde, 08/03/2022

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =

Botão Voltar ao topo