BRASILELEIÇÕESNOTÍCIAS

Candidatos a prefeito empatam na Paraíba e desempate é feito por idade

Uma situação pouco comum nas votações aconteceu no município de Caraúbas, na Paraíba, nas eleições municipais desse domingo (15). Isso porque a disputa pela prefeitura da cidade terminou empatada, na qual o atual prefeito Silvano Dudu (DEM) e o candidato Nerivan (MDB) contabilizaram exatos 1.761 votos cada. Apesar do acirrado confronto, Silvano, contudo, foi reeleito por ser o mais velho entre os dois.

Nascido em 12 de março de 1968, Silvano Dudu, de 52 anos, é 17 anos mais velho que Nerivan, que, por sua vez, nasceu no dia 24 de novembro de 1985, tendo 34 anos, prestes a completar 35. O critério de desempate é estabelecido pelo artigo 110 do código eleitoral, que afirma que “em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso”.

É válido ressaltar que a disputa não foi para o segundo turno, porque o inciso II do artigo 29 da Constituição Federal de 1988 estipula que o segundo turno só pode ocorrer nos municípios com mais de 200 mil eleitores, o que não é o caso de Caraúbas. Sendo assim, o prefeito foi definido em turno único.

Ainda na disputa pela prefeitura de Caraúbas estava o candidato Renivan (REDE), que recebeu 94 votos. Sendo assim, Silvano Dudu teve 48,70% dos votos, assim como Nerivan. Já Renivan obteve 2,60%.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Correio/BA, 16/11/2020

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − dezesseis =

Botão Voltar ao topo