BRASILNOTÍCIASPOLÍTICA

Colunista do jornal Folha de S.Paulo, propõe golpe militar para retirar Bolsonaro da Presidência

O jornalista Mario Sergio Conti propôs, em coluna no jornal Folha de S.Paulo, um golpe militar para retirar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) da Presidência.

O texto foi publicado nesta sexta-feira (26) no site da Folha e neste sábado (27), na edição impressa do jornal.

No texto, Conti cita Claus von Stauffenberg, conde e coronel do exército alemão na 2ª Guerra. Stauffenberg liderou uma tentativa de assassinato a Adolf Hitler em julho de 1944. Von Stauffenber e outros participantes do complô foram executados pelo governo nazista.

“O patriciado militar, que festejara ruidosamente a ascensão nazista, veio a se horrorizar com o ímpeto genocida de Hitler. Como não havia espaço político para mobilizar a opinião pública e barrá-lo, um grupo de oficiais organizou um atentado e um golpe de Estado, a Operação Valquíria”, escreveu o jornalista.

O jornalista sugeriu que militares brasileiros poderiam fazer o mesmo com Bolsonaro. Ele se referiu ao presidente como “o assassino em massa do Planalto”.

Conti afirmou em seu texto que a cúpula das Forças Armadas poderia remover Bolsonaro do poder. Para isso, diz, precisaria ter “coragem” como os oficiais alemães que tentaram matar Hitler.

“A nata militar poderia, sim, derrubá-lo. Mas ela teria de ter aquilo que sobrava entre os da estirpe de Stauffenberg —coragem, noção de pátria, civismo, a crença que a derrota é o de menos. Numa palavra, heroísmo. Ao receber a ordem de fechar o Congresso, o herói responderia ao vilão: ‘Não. O senhor e sua família têm uma hora para ir ao aeroporto, onde um avião da FAB os levará a Israel. Se se recusar, será preso, processado e julgado por genocídio’.”

Porém, Mario Sergio conti, ao final do texto, afirma que os militares brasileiros só deveriam tomar a atitude ao receberem “a ordem de fechar o Congresso“.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: BNews, 28/03/2021

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =

Botão Voltar ao topo