NOTÍCIASSAÚDE

Compartilhamento de máscara pode transmitir vírus da herpes e outras gripes

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, o uso da máscara de proteção se tornou item obrigatório para quem precisar sair às ruas, ou estar em ambientes com outras pessoas. O acessório é recomendado por todos os órgãos de saúde, para evitar o contágio da doença.

No entanto, o mau uso dele pode transmitir outros vírus e bactérias, além do novo coronavírus. Conforme o blog Viva bem, do Uol, dividir a máscara sem a devida higienização pode acarretar na transmissão de vírus como o da herpes labial, fungos e bactérias, e todos os vírus da gripe, como H1N1, rinovírus, etc.

A infectologista da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, Lina Paola, explicou ao blog que isso acontece porque a boca e o nariz são regiões com carga bacteriana e viral muito alta. Ela, no entanto, também esclareceu que o item pode ser partilhado, contanto que seja feita a higienização correta, como lavar com água e sabão, e deixar por, pelo menos, 20 a 30 minutos de molho em uma solução com água pura e água sanitária. Passar o ferro quente no tecido também é aconselhável.

 

Fonte: Aratu on, (24/07/2020).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

Botão Voltar ao topo