ACIDENTENOTÍCIASS.A. DE JESUS

Corte Interamericana condena Brasil por morte de 64 pessoas em explosão de fábrica de fogos em S.A.Jesus-BA

A Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Brasil pelas mortes e violações de direitos humanos, em decorrência da morte de 64 pessoas em uma explosão de fábrica clandestina em Santo Antônio de Jesus, na Bahia. O episódio aconteceu em 11 de dezembro de 1998.

“As vítimas se encontravam em situação de pobreza estrutural e eram, em amplíssima maioria, mulheres e meninas afrodescendentes, quatro delas estavam grávidas e não dispunham de nenhuma alternativa econômica senão aceitar um trabalho perigoso em condições de exploração”, disse parte do documento enviado ao G1 pela ONG Justiça Global, que confirmou a condenação na noite de ontem (26).

Segundo o documento, a Corte considerou que o estado brasileiro tinha conhecimento de que eram realizadas atividades perigosas na fábrica e não inspecionava nem fiscalizava o local adequadamente.

Ainda de acordo com a ONG, dos 64 trabalhadores mortos na explosão, 63 eram mulheres e quatro delas estavam grávidas. A única vítima do sexo masculino era uma criança de 11 anos de idade. Dentre as vítimas havia 22 crianças e adolescentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Metro1, (27/10/2020)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =

Botão Voltar ao topo