BRASILNOTÍCIASPOLÍTICA

Deputados da CPI do 8 de janeiro querem convocar Bolsonaro e quebrar sigilos do ex-presidente

Os deputados que compõem a CPI do 8 de janeiro – que investiga os atos golpistas que culminaram na invasão às sedes dos três poderes – têm realizados pedidos de convocação, convite e quebras de sigilo que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As informações foram divulgadas pelo portal Poder360, que fez um levantamento dados apresentados e catalogados pelo Senado até o último domingo (11). No requerimento que pede a convocação de Bolsonaro, há ainda o pedido para que o ex-presidente seja tratado como investigado. A solicitação de convocação de Bolsonaro foi feita pela deputada Erika Hilton (Psol) e pelo deputado Pastor Henrique Vieira (Psol).

Já o convite ao ex-presidente foi proposto pelo deputado Rogério Correia (PT). Como justificativa da convocação, Erika e Pastor Henrique citam as falas e críticas de Bolsonaro contra o sistema eleitoral. Na mesma linha de investigação, Rogério pede à CPI o acesso aos dados bancários, telefônicos e telemáticos de Bolsonaro, entre 30 de outubro de 2022, dia do 2º turno das eleições, e 10 de janeiro de 2023.

Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho de Jair Bolsonaro, também tem um pedido de convocação, apresentado novamente por Erika e Pastor Henrique. Os deputados citam o “gabinete do ódio” como uma “milícia digital” que atuaria para “minar as instituições democráticas”, como embasamento para a convocatória.

 

 

 

 

 

 

Metro1, 12/06/2023

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 6 =

Botão Voltar ao topo