
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) podem ceder vagas importantes nas campanhas majoritárias pelo apoio de José Ronaldo (União Brasil) na eleição de 2026, segundo o BNews apurou com fontes das duas campanhas. O prefeito de Feira de Santana é atualmente disputado pelas duas principais chapas ao Governo da Bahia.
A articulação ficou evidenciada pelo encontro de Zé Ronaldo com Geddel Vieira Lima nesta terça-feira (20). Apesar de negar que tenha tratado de política no encontro, nos bastidores, já se ventila a possibilidade de o ex-ministro abrir espaço para o MDB abrigar o gestor – e, assim, emplacá-lo possivelmente na vice da campanha petista.
Para ser candidato a vice-governador, no entanto, Zé Ronaldo deverá renunciar ao mandato. “O prefeito que pretenda concorrer ao cargo de vice-governador deve obrigatoriamente renunciar ao mandato, não sendo suficiente mero afastamento, conforme dispõe o art. 14, § 6º, da Constituição Federal”, explica o advogado eleitoralista Eduardo Café, ao BNews.
Ou seja, se Zé Ronaldo quiser mesmo ser candidato a vice, terá que deixar a prefeitura de Feira de Santana até seis meses antes do dia do primeiro turno (marcado para 4 de outubro). Neste caso, quem assumiria o cargo é o vice-prefeito Pablo Roberto (PSDB).
Fonte: por Henrique Brinco/Bnews,
Publicado em 21/01/2026, às 17h08



