Na noite de sábado (2), o Fluminense empatou com o Flamengo em 1 a 1 e voltou a ser campeão do Campeonato Carioca. O título veio graças a vitória por 2 a 0 na primeira partida, garantindo o placar favorável no agregado. Com isso, o Tricolor chegou a cinco partidas sem perder para o Rubro-Negro e alcançou 74% de aproveitamento no clássico.
O empate desta segunda partida da final encerrou com a sequência de vitórias tricolor. O Flu estava havia vencido as últimas quatro partidas contra o rival, feito que só aconteceu outras três vezes na história: 1938, 1946 e 1971. A diferença é que nessas três primeiras oportunidades tiveram disputas amistosas, enquanto em 2022 foram somente jogos oficiais.
Desde 2021, o clássico foi disputado nove vezes, com seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Dentre todas essas, as partidas mais importantes foram as duas últimas, da final do Cariocão. No primeiro encontro, uma vitória por 2 a 0, com dois gols de Germán Cano, já na parte final do segundo tempo. A última e mais recente, sábado, com o empate em 1 a 1, novamente com triunfo do argentino Cano, garantindo o título para as Laranjeiras após 10 anos de jejum.
Até o momento, estão confirmados mais dois Fla-Flus para este ano, pelo Brasileirão. Há chances dos rivais se enfrentarem na Copa do Brasil, caso avancem para as fases eliminatórias.
Agora o Fluminense vai virar a chave e focar na Sul-Americana, com estreia marcada para quarta-feira (6), contra o Oriente Petrolero, da Bolívia. A bola vai rolar no Maracanã, a partir das 19h15.
Fonte: R7, 03/04/2022