
Em meio à alta no mercado financeiro, o governo federal formalizou nesta terça-feira, 5, a instalação de um grupo de trabalho para discutir sobre os juros altos no país. A ideia foi iniciada durante um evento na Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo.
“A intenção é somar as contribuições de várias entidades setoriais, para analisar o cenário estrutural do custo de crédito no país e propor medidas que levem à redução das taxas de juros praticadas”, diz a Febraban, em nota.
O grupo foi formado no mês passado após reunião com o presidente Lula (PT) com representantes de instituições financeiras e quer avançar em medidas concretas para melhorar o ambiente de crédito para o financiamento aos setores produtivos.
Os membros vão se debruçar sobre seis eixos temáticos: Inadimplência e custos associados às perdas com as operações de crédito; Crédito para empreendedores, microcrédito e PMEs; Custos Administrativos, Financeiros e Tributários; Prevenção e combate às fraudes; Fundos Garantidores e instrumentos inovadores; e Acesso a dados e plataformas digitais.
O Grupo de Trabalho Interministerial do Spread Bancário terá a coordenação política do secretário-executivo do Conselhão, Paulo Pereira, e coordenação técnica do Ministério da Fazenda.
Atarde, 05/11/2024



