Grêmio vence Náutico e está de volta à série A do Brasileirão

Resumão
O Tricolor está de volta à Série A! No mesmo palco de um dos jogos mais memoráveis da sua história, o Grêmio venceu o já rebaixado Náutico por 3 a 0 e assim como na Batalha dos Aflitos de 2005 festejou o acesso à Série A. Dessa vez, sem drama. Bitello abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo. Na etapa final a partida ficou ainda mais fácil quando o Náutico perdeu Geuvânio, expulso, logo aos sete minutos. Em ritmo de treino, o Grêmio ampliou com Lucas Leiva, aos 16, após revisão do VAR, e novamente com Bitello, aos 21.
Como fica a classificação
Com a vitória o Grêmio assume a vice-liderança da Série B com 61 pontos e não pode ser mais alcançado pelo Ituano, 5ª colocado, com 54. Já o Náutico, com apenas 30, permanece pela 12ª rodada consecutiva na lanterna.
Próximos compromissos
Na próxima sexta-feira, o Grêmio volta a jogar fora de casa ao enfrentar o Tombense, no interior de Minas Gerais. O reencontro com a torcida será apenas na última rodada, diante do Brusque. Já o Náutico, no sábado, enfrenta a Chapecoense, que ainda corre risco de rebaixamento, na Arena Condá. Seu último jogo na Série B será contra a Ponte Preta, nos Aflitos.
Dia de Bitello
Maior revelação do Grêmio na temporada, o meia Bitello, de 22 anos, foi o grande destaque do jogo do acesso, com dois gols. Um em cada tempo. Em ambos aproveitando o rebotre do goleiro. Com isso se isola como vice-artilheiro do time na Série B, com oito gols marcados. Atrás apenas de Diego Souza, com 14.
Lucas Leiva, o remanescente
Entre os 30 jogadores que estiveram em campo, apenas um esteve tambem nos Aflitos no acesso de 2005. O volante Lucas Leiva, que dessa vez também balançou as redes ao marcar o segundo do Grêmio. Definitivamente, o estádio do Náutico está entre as boas recordações do jogador.
Aflitos sempre bem vindo
Desde a Batalha dos Aflitos, em 2005, esta foi a sexta vez que o Grêmio enfrentou o Náutico no Recife e a quinta no estádio alvirrubro. E o retrospecto é amplamente favorável ao Tricolor. Esta foi a quarta vitórias. O Náutico só venceu uma, na Série A de 2012. O outro triunfo do Grêmio contra o Timbu na capital pernambucana ocorreu na Arena de Pernambuco.
G1, 23/10/2022



