O Ministério das Relações Exteriores da Holanda anunciou, nesta terça-feira (29), a expulsão de 17 diplomatas russos que atuam como oficiais de inteligência.
“Hoje [terça-feira], o embaixador russo no Ministério das Relações Exteriores foi convocado” e informado da expulsão, declarou a Chancelaria, em uma nota.
“A razão é que há informações (…) que mostram que as pessoas em questão, acreditadas como diplomatas, atuam secretamente como agentes de inteligência”, justificou.
O governo decidiu expulsá-los “pela ameaça que esse grupo representa para a segurança nacional” e porque “a atual atitude da Rússia em geral torna indesejável a presença desses agentes de inteligência”.
A expulsão é uma medida de segurança nacional, completou o comunicado.
Bélgica
A ministra das Relações Exteriores da Bélgica, Sophie Wilmès, também anunciou a expulsão de 21 pessoas que trabalham para a embaixada e o consulado russos, suspeitas de estarem envolvidas em “operações de espionagem e de influência que ameaçam a segurança nacional”.
A ministra publicou no Twitter o anúncio feito perante uma comissão do Parlamento belga e acrescentou que as pessoas afetadas deverão deixar o país em até 15 dias.
Fonte: R7, 29/03/2022