BAHIANOTÍCIASPOLÍCIA

Incêndio atinge área de vegetação de Guaratinga; prefeitura registra caso na polícia

Um incêndio atingiu uma área de vegetação da cidade de Guaratinga, no sul da Bahia. As chamas começaram na noite de sexta-feira (12), às margens da BA-282, altura do Km-88.

De acordo com informações da prefeitura da cidade, a área atingida pelo fogo é de cerca de 40 hectares.

O Corpo de Bombeiros de Porto Seguro, cidade que fica a cerca de 115 quilômetros de Guaratinga, foi acionado e iniciou o combate às chamas ainda na noite de sexta. Um carro pipa disponibilizado pelo município de Guaratinga e empresários locais dá apoio ao combate.

A prefeitura destacou que registrou neste sábado (13) um boletim de ocorrência na polícia, pois acredita que o caso se trata de um incêndio criminoso.

Fogo em Porto Seguro

Um outro incêndio atinge a reserva indígena da Aldeia Velha, em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, e havia queimado mais de 200 hectares de vegetação nativa até a última sexta-feira. A reserva possui área total de 2.100 hectares.

Quarenta bombeiros dos 4º, 5º, 6º e do 18º Grupamentos de Bombeiro Militar (GBMs/Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas) e oito policiais do Grupamento Aéreo (Graer) da PM trabalham para combater o fogo que ocorre desde 4 de maço, segundo informou a brigada de incêndio Pataxó.

Indígenas que moram na região auxiliam as equipes a chegar nos locais, de difícil acesso. Não há informações sobre as causas das chamas e nem há registro de feridos.

Duas aeronaves do Programa Bahia Sem Fogo foram encaminhadas para a região na quarta-feira (10). As equipes utilizam viaturas auto incêndio florestal (AIF), carros-pipas, um helicóptero e uma motobomba d’água, aparelho que leva água de lagos e rios para a região de incêndio.

Também são utilizados no local do incêndio, um trator com retroescavadeiras, máquinas patrol e um caminhão pipa.

De acordo com a brigada de incêndio Pataxó o fogo teria começado em uma área da reserva indígena onde moram cerca de 350 famílias, no entanto, as casas ficam longe da área atingida pelo fogo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1 Bahia, 13/03/2021

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − sete =

Botão Voltar ao topo