MUNDONOTÍCIASPOLÍTICA

Joe Biden vai nomear a 1ª mulher, Avril Haines, para liderar a inteligência dos EUA

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira, 23, que vai nomear Avril Haines para ser diretora nacional de inteligência, bem como, Alejandro Mayorkas para chefiar o Departamento de Segurança Interna – em tradução livre – (DHS), ou seja, a primeira mulher e o primeiro latino-americano a ocuparem os respectivos cargos. As informações são do G1.

A nomeação de Mayorkas é considerada simbólica porque ele, nascido em Cuba e naturalizado americano, ficará na chefia do departamento responsável pela imigração e pela patrulha de fronteiras. Já Haines irá supervisionar os relatórios de inteligência enviados à Casa Branca, em um cargo criado após os atentados de 11 de Setembro de 2001.

Confira as nomeações anunciadas por Biden:

Antony Blinken: ex-vice-secretário de Estado, foi nomeado para servir como secretário de Estado. Anteriormente ocupou cargos de relações exteriores no Capitólio, na Casa Branca e no Departamento de Estado.

Alejandro Mayorkas: ex-secretário adjunto do Departamento de Segurança Interna. Já foi aprovado pelo Senado dos EUA três vezes ao longo de sua carreira. É o primeiro latino e imigrante nomeado como secretário do Departamento de Segurança Interna.

Linda Thomas-Greenfield: embaixadora veterana com 35 anos no serviço de relações exteriores dos EUA. Trabalhou em quatro continentes. Foi indicada para servir como embaixadora dos EUA nas Nações Unidas.

John Kerry: ex-secretário de Estado será o enviado presidencial especial para o Clima e fará parte do Conselho de Segurança Nacional (NSC, na sigla em inglês). Com isso, será a primeira vez que o NSC incluirá um enviado dedicado às mudanças climáticas.

Avril Haines: ex-vice-diretora da CIA e vice-conselheira de Segurança Nacional, será nomeada para atuar como diretora de inteligência nacional. Será a primeira mulher a liderar a comunidade de inteligência americana.

Jake Sullivan: será nomeado conselheiro de Segurança Nacional. É uma das pessoas mais jovens a ocupar essa função em décadas, aos 43 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Atarde, 23/11/2020

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =

Botão Voltar ao topo