FEIRA DE SANTANANOTÍCIASSAÚDE

Jovem precisa retirar bolsa de colostomia que usa há 3 anos e família não pode pagar por cirurgia na Bahia

Um jovem de 18 anos, que não quis ser identificado, relatou estar há três anos com bolsa de colostomia. Segundo ele, a família não tem condições de pagar a cirurgia para a retirada dessa bolsa.

A mãe dele, que também não quis ser identificada, tentou marcar a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto, esse tipo de cirurgia não está acontecendo por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Pela seletiva, não vai ter essa cirurgia no momento por conta da pandemia, mas na verdade eu queria um médico, um especialista, para dar uma olhada na situação e analisar, porque tem três anos que ele está com essa bolsa. Três anos não são três dias”, explicou a mãe.

Ainda de acordo com a mulher, o jovem já deveria ter retirado a bolsa, que pode causar infecção por causa do tempo de uso.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o jovem deve procurar o posto de saúde da família para marcar uma consulta com um clínico, que vai fazer todo o encaminhamento para o cirurgião responsável, por meio da central de regulação.

De acordo com o jovem, ele morava com o pai em Toritama, município de Pernambuco, na época do ocorrido. Ele estava na casa de uma amiga quando policiais teriam entrado no imóvel à procura de um suspeito de tráfico de drogas.

O menino disse que não soube informar o paradeiro do suspeito e, por causa disso, a polícia teria torturado ele com coronhadas e pauladas, além de violentá-lo com um cabo de vassoura.

Após a tortura relatada pelo jovem, ele foi encaminhado para o hospital, onde passou por cirurgias para reconstrução anal e parte do intestino.

Durante o período de cicatrização, ele precisou usar uma bolsa de colostomia, que já deveria ter sido retirada. Segundo a mãe do menino, ele se mudou para Feira de Santana, no interior da Bahia, há cerca de seis meses.

“O que eu mais quero é fazer a cirurgia e voltar à minha vida normal”. Disse o rapaz.

Fonte: G1 Bahia, 25/02/2021

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

Botão Voltar ao topo