
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve nomear dois novos ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) apenas, no mês de fevereiro, após o recesso do Judiciário e do Congresso Nacional. As informações são do portal Uol.
Duas listas tríplices foram enviadas pelo STJ desde o mês de outubro com candidatos à vaga. Tem um ano que as cadeiras estão vazias e Lula deve decidir neste mês de janeiro quem irá escolher, já que estava focado nas eleições municiapis e no impasse das emendas parlamentares.
O primeiro colocado na lista do STJ para a vaga reservada para o Ministério Público, Sammy Barbosa, procurador de Justiça do Acre, perdeu força para a procuradora alagoana Maria Marluce. Ela conta com o apoio do sobrinho, o prefeito reeleito de Maceió, João Henrique Caldas, ligado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
O STJ, composto por 33 ministros, se tornou, nos últimos meses, alvo de uma investigação sobre um suposto esquema de venda de sentenças envolvendo pelo menos cinco gabinetes. O relator, ministro Cristiano Zanin, irá trabalhar durante o recesso nas investigações.
BNews, 01/01/2025



