A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 379 aves silvestres em um ônibus de turismo na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta terça-feira, 20.
A ação ocorreu no km 830 da BR-116, durante uma fiscalização no veículo, que realizava o itinerário Cidade Gaúcha, em Santa Catarina, até Arapiraca, em Alagoas.
As aves estavam dentro de sacolas de pano, sendo 300 da espécie conhecida como coleirinho e 79 canários da terra. Segundo a polícia, um homem de 30 anos assumiu o transporte dos animais e admitiu que receberia o valor de 3 mil reais para deixar os pássaros na cidade de São Miguel dos Campos, em Alagoas.
As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (CETAS). A PRF informou que elas serão devolvidas ao seu habitat natural após uma avaliação de saúde e processo de reabilitação. Já o suspeito vai responder na Justiça por crime contra o meio ambiente.
Ainda no mesmo ônibus, a polícia apreendeu um fuzil calibre 556, 165 munições, dois carregadores de armas longas e quase 15 kg de maconha. Um homem de 22 anos, identificado como proprietário do armamento e das munições, confessou aos policiais que receberia a quantia de 1,5 mil reais para o transporte do material até a cidade de Arapiraca, em Alagoas, e que teria recebido o produto em Paraíso do Norte, no Paraná.
Ainda de acordo com a PRF, todo o material apreendido e envolvidos foram levados até a Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista para a realização dos procedimentos cabíveis.
Fonte: Atarde, 21/09/2022