BRASILNOTÍCIASPOLÍTICA

Metade dos brasileiros diz que Lula não deve se candidatar à Presidência, aponta pesquisa

O Instituto Paraná fez um levantamentro que indica  que 50,4% dos brasileiros defendem que o ex-presidente Lula não deve se candidatar à Presidência da República em 2022. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, 15, também revelou que 44,9% das pessoas dizem que o petista deve se candidatar, e 4,7% não responderam.

O maior índice de defesa da candidatura do político foi registrada no Nordeste (58,9%). O instituto ouviu 2.022 eleitores entre os dias 8 e 10 de março. A marge de erro é de 2% para os resultados gerais. O grau de confiança da pesquisa é de 95%.

Decisão

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato. Com a decisão, o ex-presidente Lula recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível.

A Procuradoria-Geral da República recorreu da decisão do ministro. A PGR pediu que os processos permaneçam na Justiça Federal do Paraná e que sejam mantidas as condenações.

Com isso, o caso deve ser levado para julgamento no plenário do Supremo. Ainda não há data para que isso ocorra. Agora, cabe a Fachin, que é o relator, liberar o processo para análise. O presidente do STF, Luiz Fux, já indicou que dará celeridade ao julgamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Atarde, 15/03/2021

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − oito =

Botão Voltar ao topo