
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, em visita a Salvador nesta quinta-feira, 18, que a Refinaria de Mataripe, controlada pela Acelen, deveria ser recomprada pela Petrobras. A declaração aconteceu no Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, que discutiu temáticas sustentáveis à luz do Estado Democrático de Direito e a defesa da Política Nacional do Meio Ambiente.
Nesta semana, a Petrobras anunciou a redução dos preços da gasolina, diesel e GLP, o gás de cozinha, após o fim da política de paridade internacional (PPI).
“O governo anterior (de Jair Bolsonaro) tinha um projeto de desinvestimento completo. Com a questão da maior petroleira do Brasil, é uma empresa de economia mista. É uma empresa controlada pelo governo. Quem indica a diretoria da Petrobras é o governo. O conselho da Petrobras, a maioria é o governo. E portanto, agora nós mudamos essa lógica. Nós queremos voltar assim e trabalharmos a médio prazo, para sermos auto sustentáveis na questão dos combustíveis. Então nós vamos trabalhar para modernizar as atuais refinarias e, se possível, até se discutir a questão de readquirir alguns ativos que são estratégicos na questão dos combustíveis”, acrecentou Silveira.
O ministro ainda ressaltou a oportunidade de participar do Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade em Salvador. “Primeiro destacar a alegria de estar num Congresso tão importante ao lado do vice-governador Geraldo, nossos representantes na assembleia legislativa. Aqui discutindo o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social, com a questão da sustentabilidade e ressaltando que a grande prioridade do nosso governo, do presidente Lula, é exatamente a gente buscar isso, para poder efetivamente melhorar a vida das pessoas.”
Atarde, 18/05/2023