
A ONU (Organização das Nações Unidas) mencionou na carta endereçada na semana passada ao Brasil haver na estrutura organizada pela COP “potenciais risco de segurança devido à exposição à eletricidade”.
O episódio que deflagrou a reação da ONU na carta foi a invasão de manifestantes na noite de terça-feira (11) da Blue Zone, a área oficial de negociação na COP, a mesma que ocorreu o incêndio nesta quinta-feira. Àquela altura, já havia reclamações sobre a refrigeração e sobre os vazamentos e alagamentos em algumas áreas.
A Casa Civil na sua resposta não abordou a exposição à eletricidade. Disse apenas que “não houve alagamento do local do evento, e sim ocorrências localizadas, como goteiras; que vazamentos foram causados por rompimento de calhas no Mídia Center e Posto de Saúde 2, que já foram prontamente reparados, com substituição e vedação das estruturas e que todas as questões vêm sendo tratadas diariamente nos pontos de controle realizados em conjunto com a UNFCCC, garantindo a correção contínua de temas inerentes a um evento dessa dimensão.”
Fonte: CNN Brasil, 20/11/2025



