BRASILDESTAQUEPOLÍTICA

Parlamentares do DF reagem após Rui Costa chamar Brasília de ‘ilha da fantasia’

Parlamentares do Distrito Federal criticaram as declarações do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que chamou Brasília de “ilha da fantasia” durante um evento em Itaberaba (BA), nesta sexta-feira (2). “Aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil”, comentou.

Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele ou na Câmara dos Deputados, ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada.

Neste domingo (4), a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) criticou as declarações, afirmando que “não é de surpreender que um dos gestores mais incompetentes do Brasil fale sem conhecimento de causa sobre Brasília”.

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) também reagiu ao comentário do ministro e afirmou que Rui “mostra completo desconhecimento da capital federal”. “Foi um momento infeliz. Se não tem o que falar, fique calado”, disse.

O presidente do PDT do DF, Georges Michel, disse que ficou “assombrado” com a declaração. “A reação das forças políticas do DF deveria ser na mesma proporção de tão desapropriada declaração, no mínimo exigir a demissão desse importante dirigente governamental que discrimina a população da capital da República.”

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou que o ministro “demonstrou que não conhece absolutamente nada” do Distrito Federal. “O DF não é a Esplanada, aqui habitam 3,1 milhões de pessoas. É a terceira maior cidade do Brasil, maior, inclusive, que Salvador. Convido o ministro a conhecer a realidade da capital do país”,  comentou.

O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que atualmente integra o governo Lula como secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, também se manifestou pelas redes sociais e afirmou que “o ministro não conhece Brasília”.

“Somos um retrato do Brasil. Temos pobres e ricos, bons e maus políticos. Não tome o que lhe pedem como coisa de Brasília. Nossa gente é trabalhadora e honesta. Aqui o certo é certo e o errado é errado”, disse.

R7 procurou a Casa Civil para comentar a repercussão do assunto, mas a pasta afirmou que não vai se manifestar.

 

 

 

 

 

 

R7, 04/06/2023

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 10 =

Botão Voltar ao topo