BRASILNOTÍCIASPOLÍTICA

Pobres se identificam mais com Lula e direita com os ricos, diz Quaest

Uma nova pesquisa Quaest, divulgada neste domingo (16), revelou que a identificação política no Brasil varia conforme a renda. Os que se identificam com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou com a esquerda é maior entre os mais pobres. Já a classe alta tem maior identificação com a direita, que engloba tanto bolsonaristas quanto não bolsonaristas.

Segundo o portal Uol, o levantamento mostra que entre os mais pobres, 28% se dizem lulistas ou petistas. O número cai para 16% na classe média e 12% na alta. Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são 9% entre os mais pobres, 12% na classe média e 14% na alta, ou seja, vai aumentando conforme o avanço na renda.

Os apoiadores de Bolsonaro somados aos eleitores à direita, mas não bolsonaristas, são 23% na classe baixa, 34% na média e 43% na alta. Por outro lado, os eleitores de Lula somados com os esquerdistas que não se dizem lulistas ou petistas são 39% entre os mais pobres, 31% na classe média e 28% na alta.

A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas ao longo do ano passado. O Critério Brasil 2024 foi usado para classificar os grupos em classes. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

 

 

 

 

 

 

BNews, 17/02/2025

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 4 =

Botão Voltar ao topo