Dois grupos criminosos interligados e apontados como responsáveis pelo tráfico de grandes quantidades de cocaína da América do Sul para a Europa foram desmantelados, nesta terça-feira (10), durante a Operação Mafiusi, deflagrada pela Polícia Federal do Brasil e autoridades italianas.
Segundo a PF, a ação de desta terça foi motivada após a prisão de dois membros da máfia italiana em Praia Grande/SP, em 2019.
A partir destas capturas, as polícias seguiram com as investigações e descobriram que a dupla fazia parte de um um grupo envolvido em um complexo esquema de lavagem de dinheiro, movimentando bilhões de reais entre empresas e contas bancárias de fachada, além de adquirir bens e realizar transações fraudulentas. Entre entre 2018 e 2022, a movimentação financeira dos investigados alcançou aproximadamente R$ 2 bilhões.
Também foram decretadas medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores existentes nas contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados, que totalizam um valor estimado de R$ 126 milhões.
BNews, 10/12/2024