
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, demitiu do governo um dos aliados mais próximos do ex-presidente Nicolás Maduro. O empresário Alex Saab ocupava o cargo de ministro da Indústria. Essa é a primeira grande mudança no alto escalão do governo Venezuelano desde que Delcy assumiu o poder.
Segundo autoridades norte-americanas, Saab atuava como “testa de ferro” do ex-presidente em diversas operações comerciais que tinham o objetivo de driblar sanções internacionais.
Delcy Rodriguez não só demitiu o ministro, como também acabou com o ministério. Em mensagem divulgada, ela anunciou que o Ministério da Indústria será fundido com o do Comércio. A presidente interina agradeceu a Saab “pelos serviços prestados à Pátria” e disse que a partir de agora ele terá “novas responsabilidades”. Porém, não disse quais.
Alex Saab é um empresário de origem colombiana e ganhou destaque no mundo por atuar em contratos estratégicos da Venezuela, como na importação de alimentos e insumos durante o período de sanções econômicas.
Desde que virou presidente interina, Delcy Rodríguez tem adotado um tom amistoso com Washington e recebido elogios de Donald Trump, que afirmou ter conversado com ela nos últimos dias.
“Falamos sobre muitas coisas, e acho que estamos nos dando muito bem com a Venezuela”, disso o líder estadunidense.
“Se eu precisar ir aos Estados Unidos, irei andando com meus próprios pés, não arrastada”, afirmou.
Fonte: Bnews, 18/01/2026



