
A expansão da atuação das facções criminosas no Brasil tem sido um tema de debate em fóruns e conferências. Recentemente houve a Operação Contenção no Rio de Janeiro que visou desarticular um braço do Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão que resultou em 121 mortos e mais de 100 feridos.
No Ceará a situação não tem sido diferente e moradores começaram a ser expulsos a mando de lideranças do tráfico de drogas. Um relatório elaborado pela Polícia Civil do Ceará aponta que entre janeiro de 2024 a setembro de 2025 foram registrados 219 casos de expulsão em todo o estado o que representa uma expulsão a cada 3 dias aproximadamente. A capital do estado, Fortaleza, concentra a maioria dos casos com 143 registros. As informações são da TV Verdes Mares.
Maranguape: 19 casos
Maracanaú: 16;
Caucaia: 15.
Ainda de acordo com o relatório, a principal motivação para as expulsões é a disputa por territórios entre facções rivais. Os grupos buscam ampliar o controle sobre o tráfico de drogas e outras atividades ilegais, como a extorsão e a cobrança de taxas de moradores e comerciantes.
A pasta diz que foi realizada a prisão em flagrante de um homem de 39 anos, suspeito de integrar um grupo criminoso e de participar da expulsão de moradores de um residencial no bairro José Walter, em Fortaleza. Com essa prisão, já somam 33 capturas relacionadas aos deslocamentos forçados registradas entre agosto e outubro deste ano.
O Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro, duas facções do Rio de Janeiro, ocupam hoje áreas da periferia de Fortaleza. O Terceiro Comando Puro se aliou à facção cearense Guardiões do Estado.
BNews, 05/11/2025



