O avião presidencial de Vladimir Putin, estimado em R$ 2,4 bilhões, é uma das aeronaves mais luxuosas a servir um líder de Estado. Com detalhes feitos de ouro em diferentes áreas da cabine, o modelo Il-96-300PU não deixa nada a desejar ao famoso Air Force One dos presidentes dos Estados Unidos.
Desenvolvido pela Ilyushin Aviation Complex, a aeronave de quatro motores pode alcançar até 901 km/h. O avião, que carrega as cores da Rússia, conta com toda a estrutura de que Putin precisa para comandar o país dos céus de qualquer lugar do mundo.
A cabine é equipada com um couro branco luxuoso que pode ser visto tanto nas poltronas do avião quanto em partes do revestimento interno, segundo o portal britânico The Mirror. Madeiras de nogueira também estão presentes por toda a aeronave.
Desde a sala de conferência até a pia do banheiro e o assento do vaso sanitário, a maioria dos ambientes conta com detalhes banhados a ouro. Tudo foi feito para combinar com o metal precioso, presente em diferentes partes do avião de Putin.
Como toda aeronave presidencial, o Il-96-300PU conta com múltiplos sistemas de defesa para deter possíveis ataques em voo. Lasers antimísseis, blindagem contra radiação e até quartos com comunicação isolada, em caso de ataques eletrônicos ao avião.
A frota aérea presidencial russa conta com, ao menos, cinco aviões. Segundo o site MEA World Wide, Putin escolhe no momento da decolagem uma das aeronaves para viajar, enquanto grande parte da sua comitiva voa em outro avião.
Fonte: R7, 23/03/2022