
O secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Müller, publicou no seu Instagram um vídeo em que um casal em uma motocicleta se acidenta após o piloto “empinar” o veículo em plena Avenida Paralela, uma das mais movimentadas e de alta velocidade da capital baiana.
Na legenda, o ex-superintendente da Transalvador criticou a atitude do condutor. “Deveria existir uma lei que obrigasse irresponsáveis como esse a ressarcir todos os recursos públicos gastos com o atendimento médico”, escreveu.
De acordo com dados da pesquisa VIVA Inquérito 2017, realizada pelo Ministério da Saúde, a cada dez atendimentos por acidentes de transporte realizados por hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), oito são de motocicletas.
Segundo o artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus” é considerado infração gravíssima.
A penalidade prevê multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo, além de recolhimento do documento de habilitação do condutor.
Em caso de reincidência no período de 12 meses da infração anterior, o valor da multa é dobrado.
Fonte: BNews, 23/05/2021