
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi indicado para assumir o cargo de relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 na instalação da investigação no Senado nesta terça-feira (27).
Momentos depois de ser eleito presidente da CPI da Covid, o senador Omar Aziz (PSD-AM) confirmou a escolha de Renan para o cargo. Além deles, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) será o vice-presidente da CPI.
“Vou indicar o senador Renan Calheiros como relator da CPI da Covid”, disse Aziz, ao rejeitar questão de ordem apresentada pelo senador Jorginho Mello (PL-SC) contra a presença de Renan e de Jader Barbalho (MDB-PA) na comissão por relação consanguínea com possíveis investigados.
“Indefiro [a questão de ordem] por entender que não existe senador pela metade. Todos somos senadores por completo. O senador Renan tem colocado uma coisa que é verdadeira: se ele não pode fazer parte de uma CPI ele não é senador”, justificou o presidente da CPI.
Horas antes da escolha de Renan, o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1) determinou a suspensão da liminar expedida na segunda-feira (26) pela Justiça Federal de Brasília, que impedia a indicação do senador ao cargo.
Fonte: CNN Brasil, 27/04/2021