Suspeito de hackear sites do governo federal é preso na Bahia pela PF
O principal suspeito de integrar a organização criminosa Lapsus Group, responsável por ataques cibernéticos a diversos órgãos governamentais, foi preso em Feria de Santana pela Polícia Federal nesta quarta-feira, 19.
As diligências são desdobramento da Operação Dark Cloud, deflagrada em agosto deste ano, que teve objetivo de coletar elementos para o inquérito policial que apura a atividade da organização criminosa.
Entre os alvos estão o Ministério da Saúde, no final de 2021, e dezenas de outros órgãos e entidades do Governo Federal, entre eles o Ministério da Economia, Controladoria-Geral da União e a Polícia Rodoviária Federal.
As investigações tiveram início em dezembro, quando a Polícia Federal tomou conhecimento de que o ambiente em nuvem do Ministério da Saúde havia sido atacado.
Invasores deletaram arquivos, dados e instâncias da pasta atacada, o que comprometeu o site conectesus.saude.gov.br, responsável pelo Certificado Nacional de Vacinação.
O grupo criminoso também é responsável por invadir sistemas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, da Localiza Rent a Car, além de outros na América do Sul, Estados Unidos e Europa, abrangendo a Sociedade Independente de comunicação, canal televisivo privado em Portugal, o grupo Impresa, Electronic Art, Globant, Microsoft Azure, Nvidia, dentre outras.
Além dos ataques hacker, foi constatada a prática de corrupção de menores, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, e lavagem de dinheiro.
Atarde, 19/10/2022